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Como as tecnologias de informação podem melhorar o trabalho e a empregabilidade

As tecnologias de informação (TI) são recursos que permitem gerir, processar e comunicar informações por meios digitais, como computadores, smartphones, internet e softwares. As TI estão presentes em praticamente todos os setores da sociedade e têm um impacto significativo no trabalho e na empregabilidade.

Algumas das vantagens das TI para o trabalho e a empregabilidade são:

  • Aumento da produtividade: as TI permitem realizar as tarefas de forma mais rápida, eficiente e precisa, reduzindo os custos, os erros e o desperdício. As TI também permitem automatizar e integrar os processos, facilitando o fluxo de informações e a coordenação entre as diferentes áreas da organização.
  • Desenvolvimento de competências: as TI permitem adquirir e atualizar os conhecimentos e as competências necessárias ao desempenho profissional, através de recursos como cursos online, plataformas de aprendizagem, simuladores virtuais e jogos educativos. As TI também permitem desenvolver competências transversais, como o pensamento crítico, a criatividade, a comunicação e a colaboração.
  • Estímulo à inovação: as TI permitem criar e implementar novas ideias, produtos ou serviços que agreguem valor à organização e ao mercado. As TI também permitem aceder e partilhar informações de diversas fontes, estimulando a pesquisa, a inspiração e a cocriação.
  • Flexibilização do trabalho: as TI permitem trabalhar de forma mais flexível, adaptando-se às necessidades e às preferências dos trabalhadores e das organizações. As TI também permitem trabalhar à distância, rompendo as barreiras geográficas e temporais.
  • Ampliação das oportunidades: as TI permitem aceder a mais oportunidades de trabalho, tanto no mercado nacional como no internacional. As TI também permitem criar o próprio emprego ou negócio, aproveitando as potencialidades da economia digital.

Como pode ver, as TI podem melhorar o trabalho e a empregabilidade em diversos aspectos. As TI podem contribuir para aumentar a qualidade, a satisfação e a motivação dos trabalhadores. As TI também podem contribuir para aumentar a competitividade, a sustentabilidade e a rentabilidade das organizações.

 

A informática e a tecnologia são já parte integrante da vida pessoal e profissional das sociedades. O aumento da utilização das TI, com início logo a partir das escolas básicas; a utilização das TI na vida pública e próprio acesso aos serviços da Administração Pública (inclusive alguns acessos preferenciais por esta via – ex. IRS online), tornam ainda mais incontornável a necessidade de utilização e acesso às tecnologias de informação e, nomeadamente, Internet.

As Tecnologias de Informação têm, à partida, algumas vantagens como sejam a automatização de tarefas e processos, a interligação entre pessoas e recursos; a partilha de recursos, informação e conhecimento; o repositório de informação; a redução de custos (ex. diminuindo a utilização de papel, telecomunicações, viagens) e o aumento geral da produtividade (fazer mais em menos tempo).

Por esta razão, as tecnologias de informação devem fazer parte do conhecimento e utilização dos profissionais, não só para conseguir rentabilizar o seu próprio trabalho, bem como conhecer para poder beneficiar na aplicação das tecnologias para um mais eficiente trabalho e serviço disponibilizado.

O grau de conhecimento das Tecnologias de Informação será crucial para conseguir tirar o maior benefício das mesmas e aplicação prática eficiente, cada vez mais não só na vida profissional como na vida pessoal (acesso a serviços, informação, conhecimento, lazer, educação, homebanking, entretenimento, comércio online internacional, entre outros).

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