Skip to main content
Fairphone 5

FairPhone 5: o smartphone que cuida das pessoas e do planeta

O FairPhone 5 é o novo modelo da empresa holandesa que se dedica a criar telemóveis éticos, ecológicos e reparáveis. Neste artigo, vamos conhecer as suas características técnicas, a sua contribuição para a sustentabilidade e as suas possibilidades de reparação.

Características técnicas

O FairPhone 5 é um smartphone modular, que permite ao utilizador trocar facilmente os seus componentes, personalizando-o ao seu gosto e prolongando a sua vida útil. O telemóvel suporta 5G e Wi-Fi 6E, e tem uma bateria removível de 4200 mAh, que pode ser carregada a 30W. O ecrã é OLED de 6,46 polegadas, com resolução de 1224 x 2700 pixels e taxa de atualização de 90 Hz. O processador é o Qualcomm QCM6490 de 6 nm, com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno, expansível com um cartão microSD. O sistema operativo é o Android 13, com atualização planeada para o Android 14.

O FairPhone 5 tem três câmaras traseiras de 50 MP cada, com estabilização ótica de imagem, uma para o modo grande angular, outra para o modo ultra grande angular e uma terceira para a profundidade. A câmara frontal também é de 50 MP, com HDR e estabilização eletrónica de imagem. O telemóvel pode gravar vídeos em 4K a 30 fps ou em 1080p a 120 fps. O FairPhone 5 tem ainda um leitor de impressões digitais na lateral, NFC, GPS, Bluetooth 5.2, USB-C 3.0 e uma entrada de áudio de 3,5 mm. O telemóvel tem uma classificação IP55, que o torna resistente à poeira e à água, e cumpre o padrão MIL-STD-810H, que o protege de choques e quedas.

Sustentabilidade

A empresa FairPhone é uma empresa que se preocupa com as pessoas e o planeta. A Fairphone tem como missão criar uma indústria eletrónica mais justa e transparente, respeitando os direitos humanos, o meio ambiente e a economia circular. Por isso, o FairPhone 5 é feito com materiais reciclados, recicláveis e provenientes de fontes responsáveis, como o plástico, o alumínio, o cobre, o estanho e o ouro. A empresa também apoia projetos sociais e ambientais nas regiões onde obtém os seus materiais, como a República Democrática do Congo, a Bolívia e a China.

O FairPhone 5 também é um telemóvel que reduz o seu impacto ambiental, ao minimizar o desperdício e o consumo de energia. O telemóvel é desenhado para durar mais tempo, graças à sua modularidade, à sua resistência e às suas atualizações de software. O telemóvel também é vendido sem carregador nem auriculares, para evitar a duplicação de acessórios que o utilizador já possa ter. Além disso, o telemóvel vem numa embalagem ecológica, feita de papel reciclado e sem plástico.

Reparação

O FairPhone 5 é um telemóvel que pode ser reparado facilmente pelo próprio utilizador, sem necessidade de ferramentas especiais nem de assistência técnica. O telemóvel é composto por sete módulos principais, que podem ser substituídos em poucos minutos, seguindo as instruções do manual ou dos vídeos online. Os módulos são o ecrã, a câmara traseira, a câmara frontal, a bateria, o altifalante, o microfone e a placa-mãe. O utilizador pode comprar os módulos separadamente na loja online da Fairphone, ou recorrer ao programa de troca, que lhe permite enviar o seu módulo antigo e receber um novo com desconto.

O FairPhone 5 tem uma classificação de reparabilidade de 10 em 10 no site iFixit, que é uma referência na avaliação da facilidade de reparação dos dispositivos eletrónicos. O site elogia o design modular do telemóvel, a sua bateria removível, a sua resistência e a sua documentação. O site também destaca que o FairPhone 5 é o primeiro telemóvel a receber o selo de qualidade Blue Angel, que reconhece os produtos que cumprem os mais altos padrões de sustentabilidade e reparabilidade.

 

O FairPhone 5 é um telemóvel que se destaca pela sua ética, pela sua ecologia e pela sua reparabilidade. É um telemóvel que oferece boas características técnicas, sem comprometer os valores da empresa que o produz. É um telemóvel que permite ao utilizador personalizá-lo, atualizá-lo e consertá-lo, prolongando a sua vida útil e reduzindo o seu impacto ambiental. É um telemóvel que contribui para uma indústria eletrónica mais justa e transparente, respeitando as pessoas e o planeta.

#FairPhone5 #SmartphoneÉtico #SmartphoneEcológico #SmartphoneReparável #SmartphoneModular #SmartphoneSustentável #Android #5G #Câmara

Telemóvel

  • Criado em .

1000 carateres remanescentes