Como instalar Linux e Windows no mesmo PC sem perder a garantia
Linux e Windows são dois sistemas operativos diferentes, que podem ser instalados no mesmo computador. Isso permite-lhe ter os benefícios de cada um, sem precisar comprar outro equipamento ou formatar o seu atual. No entanto, muitas pessoas têm receio de instalar o Linux junto com o Windows, pois acham que isso pode invalidar a garantia do seu computador. Será que isso é verdade?
A resposta é: depende. A garantia do seu computador é composta por duas partes: a garantia do hardware e a garantia do software. A garantia do hardware é a que cobre os componentes físicos do seu computador, como o processador, a memória RAM, o disco rígido e a placa-mãe. A garantia do software é a que cobre o sistema operativo e os programas que vieram pré-instalados no seu computador.
A garantia do hardware não é afetada pela instalação do Linux junto com o Windows, desde que não faça nenhuma alteração física no seu computador. Por exemplo, se abrir o caixa e trocar o disco rígido ou a placa de vídeo, pode perder a garantia do hardware. Mas se apenas criar uma nova partição no disco rígido para instalar o Linux, sem mexer em nada mais, não perde a garantia do hardware.
A garantia do software pode ser afetada pela instalação do Linux junto com o Windows, dependendo da política do fabricante do seu computador. Alguns fabricantes permitem que instale outro sistema operativo sem perder a garantia do software. Outros fabricantes não permitem isso e consideram que violou os termos de uso do software original. Nesse caso, pode perder a garantia do software e o suporte técnico da fabricante.
Para saber qual é a política da fabricante do seu computador em relação à instalação de outro sistema operativo, deve consultar o manual de utilizador ou o contrato de licença que acompanha o seu computador. Também pode entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente do fabricante e tirar as suas dúvidas.
Se descobrir que a fabricante do seu computador permite-lhe instalar outro sistema operativo sem perder a garantia do software, ótimo! Pode seguir em frente e instalar o Linux junto com o Windows sem medo. Se descobrir que a fabricante do seu computador não permite isso e que vai perder a garantia do software, tem duas opções:
- Desistir de instalar o Linux junto com o Windows e manter apenas o Windows no seu computador. Assim, preserva a sua garantia do software e o suporte técnico da fabricante.
- Instalar o Linux junto com o Windows mesmo assim e assumir o risco de perder a garantia do software e o suporte técnico da fabricante. Assim, ganha mais liberdade e flexibilidade para utilizar o seu computador como quiser.
A escolha é sua. Deve avaliar os prós e os contras de cada opção e decidir qual é a melhor para si. Se optar por instalar o Linux junto com o Windows, pode consultar o nosso guis com um passo a passo simples e prático: Como ter o melhor dos dois mundos: instale Linux e Windows no mesmo PC
#Linux #Windows #Garantia #Instalação #DualBoot #Partição #SistemaOperacional #Compatibilidade #Segurança #Desempenho
- Criado em .
Termos e condições
Receber notificações de novos comentários por email
Avisar
Os meus comentários